Notícias

Governo ultrapassa R$ 1,2 milhão em obras de compensação ambiental e beneficia Unidades de Conservação

10 de julho de 2019 | sedam_cuc

A reunião contou com a participação de representantes da Sedam e do Consórcio Novo Horizonte

Na manhã desta quarta-feira (10) a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Consórcio Novo Horizonte Geração de Energia assinaram um termo de compensação estimado em R$ 37 mil. O valor é para a construção de um poço artesiano na reserva extrativista Rio Preto-Jacundá, com execução direta por parte da empresa.

Ao todo já são R$ 1.282.800 (um milhão, duzentos e oitenta e dois mil e oitocentos reais) em obras de compensação ambiental. Uma conquista considerada inédita pela Sedam. A reserva extrativista Rio Preto-Jacundá está localizada no município de machadinho do D´Oeste e trata-se de uma unidade de uso sustentável. Com a obra mais de 130 famílias serão beneficiadas.

“Estas compensações ambientais estavam paradas. Então instituímos a Câmara de Compensação Ambiental e demos rapidez ao andamento dessas obras. Com isso, angariamos investimentos para nossas Unidades e tornamos realidade algo que muitos esperavam”, esclareceu Elias Rezende, secretário estadual da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A obra de compensação já era um desejo do Consórcio Novo Horizonte, mas segundo a empresária representante, Anadely Barofaldi, só nesta gestão foi possível dar continuidade e chegar a um consenso conjunto. “Esse é um processo que vem desde 2014, e agora conseguimos tirar a obra do papel. Essa compensação condiz com os interesses do grupo Rovema, já que somos uma empresa Rondoniense que trabalha com a geração de energia nessas regiões mais distantes, beneficiando assim as comunidades e fomentando o desenvolvimento do Estado” afirmou a empresária.

governador Marcos Rocha recepcionando famílias da comunidade Rio Preto Jacundá após visita a comunidade

A obra será fiscalizada pela Sedam, com início para os próximos meses. “Nós estamos desburocratizando e dinamizando os serviços prestados a nossa população nas questões ambientais.  O nosso foco é ainda descentralizar pra baixo e médio impacto os 52 municípios do estado de Rondônia, conforme orientação do nosso governador coronel Marcos Rocha”, finalizou o secretário.

VISITA

Recentemente o governador do Estado, coronel Marcos Rocha esteve presente na comunidade para fazer a entrega de oito casas populares,

auditório, uma estação digital, banheiros entre outras instalações. As melhorias fazem parte do projeto REDD+ (Redução das emissões por desmatamento e degradação florestal mais conservação, manejo florestal sustentável e manutenção de estoques florestais) realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, em parceria com a Associação de Moradores das Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá– Asmorex, Biofílica Investimentos Ambientais e apoio do Governo de Rondônia.

Texto: Anayr Celina
Fotos: Nilson Santos