Você esta aqui:

Notícias

Servidores da Sedam participam de intercâmbio no Rio Grande do Sul; objetivo é aprimorar ações ambientais em Rondônia

20 de setembro de 2021 | ascom

Durante intercâmbio, Fepam realizou monitoramento das dragas e fiscalização da extração de areia

Com a proposta de intensificar as ações ambientais, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) participou no período de 13 a 17 deste mês de um treinamento no Rio Grande do Sul, com atuação de servidores que participaram das atividades que visam reforçar o conhecimento quanto à metologia aplicada nas atividades de licenciamento ambiental, rastreamento das dragas, bem como a fiscalização da extração de areia nos rios gaúchos.

A comitiva formada por servidores da Sedam foi recebida pelos representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). Os técnicos da Sedam participaram de reuniões e visitas de campo com as equipes da Divisão de Mineração e Licenciamento de Atividades Minerárias, Divisão de Fiscalização e do Departamento de Licenciamento e Controle, conhecendo os detalhes da estrutura e suas formas de atuação, afim de aprimorar as atividades ambientais em Rondônia.

Equipe de Rondônia durante apresentação das principais propostas da Fepam

A presidente da Fundação, Marjorie Kauffmann, conduziu a reunião de boas-vindas e apresentação geral do trabalho da Fepam. Ela destacou a importância da troca de experiências e colocou os analistas da fundação à disposição para o esclarecimento das dúvidas e auxílio técnico da equipe rondoniense. “Consideramos essa troca de experiência fundamental e para nós é uma alegria saber que o nosso trabalho desperta o interesse e serve de exemplo para outros estados do país”.

Ao longo de toda a semana acompanharam as atividades in loco da Fepam, para conhecer o sistema de rastreamento de dragas, assim como a fiscalização no rio da cidade, com intuito de colocarem em prática as técnicas estudadas durante o intercâmbio.

O gestor da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Sedam, Fábio França, juntamente com o assessor de Políticas Públicas e Governança Climática, Diogo Rosa, também estiveram reunidos com o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Luiz Henrique Viana, para tratar de ações de aprimoramento na segurança das Unidades de Conservação (UCs) de Rondônia. Também participaram desta primeira reunião a chefe do Departamento de Licenciamento e Controle, Fabiani Vitti; a chefe do Departamento de Mineração, Andréa Garcia, e sua equipe e a assessora da presidência, Isa Carla Osterkamp.

A Fepam é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e atua na fiscalização, licenciamento, desenvolvimento de estudos e pesquisas, execução de programas e projetos voltados a proteção e preservação do meio ambiente do Estado. Durante a ação a equipe conheceu as estruturas da fundação e o trabalho gerenciado por eles.

Fonte
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Arquivo Fepam
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe