CUC EM AÇÃO! FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL – PARQUE ESTADUAL GUAJARÁ MIRIM

28 de novembro de 2020 | siteadm

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, através da CUC – Coordenadoria de Unidades de Conservação, segue atuante no combate contra desmatamento e as invasões dentro da UC Parque Estadual Guajará mirim. Em ação conjunta com o BPA – Batalhão de Polícia Ambiental, a equipe de fiscalização da SEDAM, esteve dentro da UC Parque Estadual Guajará Mirim dentro de um período de 14 dias realizando uma operação de fiscalização para coibir a entrada de invasores dentro e entorno do PEGM. De posse da ação civil expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, fórum de Guajará Mirim-RO, assinada pela Excelentíssima Juíza de direito, Karina Miguel Sobral, datada do dia 05 de novembro de 2020, junto com o oficial de Justiça o senhor ARTUR FLORIDO, com o coordenador da CUC SGT Fábio França e a equipe do NOA, a qual transportou as equipes e o oficial de justiça para a área do Bico do Parque, para intimar os invasores que se encontravam dentro da Zona de Amortecimento do PEGM. Chegando no local foi orientado as pessoas que se encontrava no local, pelo oficial de justiça a se retirar da área do Bico do Parque dando um prazo de dez dias.

Dentre as ações de fiscalização foi localizado um invasor desmatando dentro da unidade com uso de motosserra, onde as equipes conseguiram deter o mesmo e apreender dois motosserra e uma motocicleta. No local foi localizado dois barracos sendo os mesmos inutilizado pelas equipes. O invasor foi autuado e conduzido à delegacia de Nova Mamoré onde foi flagranteado por causar danos ambientais na unidade de conservação.

Nos dias seguintes as equipes deram continuidade às ações no PEGM, na fiscalização foi encontrado duas motocicletas dentro da U.C. As equipes resolveram ficar em campana no local, conseguindo deter dois invasores que se encontravam armados um com uma espingarda calibre 16 com 12 intactas e 4 deflagrada e o outro com espingarda calibre 36 com quatro intactas e duas deflagradas. Segundo os invasores estavam dentro da unidade para ver terras que estariam sendo vendidas dentro do PEGM. Com os invasores também foi encontrado um animal selvagem  (jacu) morto pelos invasores. Os mesmo foram autuados e conduzidos para a Unisp de Nova Mamoré onde foram autuados.

CUC EM AÇÃO!

Texto: Dione Subtil