Você esta aqui:

Notícias

Sedam apresenta Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual Serra dos Três Irmãos

6 de abril de 2022 | ascom

Equipe da Sedam realizou diversas ações para envolver produtores da Estação Ecológica

Como principal ferramenta de planejamento e de direcionamento das ações de Unidade de Conservação (UC), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, apresentou o plano de manejo da Estação Ecológica Estadual Serra dos Três Irmãos, localizada no  Assentamento Joana Darc, em Porto Velho.  O resumo executivo tem como proposta apresentar as ações realizadas e o diagnóstico das informações existentes sobre a UC que originou o planejamento de Manejo para a gestão da unidade.

O Plano de Manejo tem como objetivo fornecer informações sobre os aspectos físicos e sociais da localidade para a gestão da Unidade de Conservação, orientado pelo conhecimento disponível e/ou gerado da comunidade.

A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam (CUC) é a responsável pela avaliação do plano de manejo, que junto à comissão de técnicos constituem as ações de preservação da biodiversidade, gestão territorial e manutenção da qualidade e serviços ambientais.

Segundo a gestora da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, Mayna Maria Silva, este documento final é resumo de fácil acesso, com uma linguagem compreensível a todos da comunidade “O plano de manejo vem com uma linguagem muito técnica, pois é  direcionado a áreas de especialidade como biólogos geógrafos e afins. Já o resumo executivo possui uma linguagem de fácil compreensão e que todos que participaram da construção possam compreender o resultado apresentado. Esta é a proposta deste resumo” explicou a gestora de Esec Serra dos Três irmãos.

Para pesquisa do plano de manejo foram realizadas coleta de dados da fauna e flora como as espécies endêmicas, através da pesquisa e monitoramento da biodiversidade. Com a contribuição da comunidade, o plano de ações traçado na Esec possibilitou cada atividade desenvolvida em torno da comunidade como as pesquisa científica, as ações educativas.

Coordenador da CUC, Fábio França realizou a entrega simbólica do resumo executivo da Estação

“São atividades que a equipe elaborou o plano, sugeriu as ações para fortalecer o plano de ação que consolidam a Unidade. Entendemos que o trabalho em parceria rende mais resultados positivos para as instituições envolvidas, a celebração deste resumo executivo mostra o trabalho e os  esforços em conjunto de todos envolvidos na ação, desde a comunidade local, dos gestores da Esec de fortalecerem a conservação das riquezas naturais”, disse a gestora.

ENTREGA PROJETO

Na última semana, o coordenador da CUC,  Fábio França realizou a entrega simbólica  do Resumo Executivo da Estação para o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos. Os resultados deste trabalho foram elaborados de forma participativa por meio de grupos de trabalho nomeados pelo Conselho Consultivo da Unidade de Conservação com apoio técnico dos servidores da Sedam, na proposta de apresentar  os principais elementos técnicos que nortearam os projetos ambientais desenvolvidos e propostas para a valorização do saber local e a preservação dos recursos naturais.

Fonte
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Mayna Maria Silva
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe