Sedam promove oficina ambiental na Unidade de Conservação Serra dos Três Irmãos

19 de outubro de 2021 | ascom

Alunos tiveram aulas de prevenção contra as queimadas, além de aulas de educação ambiental sobre fauna e flora

Com a proposta de desenvolver preservação e consciência ecológica entre as crianças, o Governo de Rondônia, por meio da Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou nos dias 14 e 15 de outubro, a primeira oficina de educação ambiental na Unidade de Conservação Serra dos Três Irmãos, localizada em Porto Velho. O projeto “Escola Mão Amiga” é uma proposta da Sedam, com o objetivo de sensibilizar os alunos  sobre a importância das Unidades de Conservação.

A sala de aula pode ser a geradora de experiências ambientais para preservar o planeta e oferecer mecanismos contra a degradação ambiental. Pensando nesta alternativa, a Sedam meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), promoveu aulas de  prevenção contra as queimadas,  afim de massificar a educação ambiental para as crianças.

O projeto se destina aos 148 alunos da escola pública da rede municipal EMEIF José de Freitas, localizada na linha 09 do Projeto de Assentamento Joana D’Arc. Assim, a proposta da gestão da CUC é levar atividades que despertem nas crianças o sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo espaço a ser protegido. Os alunos tiveram aulas de prevenção contra as queimadas, atividades recreativas, aulas de educação ambiental referente à fauna e flora e animais peçonhentos. As Atividades foram encerradas com a entrega de mudas e brinquedos.

As palestras ministradas pela equipe do Centro Nacional de Combate a Incêndios Florestais do (Prevfogo) permitiu que as crianças presente tivessem maior conhecimento sobre as consequências trazidas pelos incêndios ao meio ambiente, e dos problemas relacionados à prática da queima nas Unidades de Conservação.

Estudantes participaram de atividades educativas e recreativas

Para a estudante Vivian Rodrigues, a ação ajudou a entender a importância de cuidar da natureza, com ações cotidianas que podem ser realizadas dentro de casa. “Aprendi a cuidar dos animais, da flora e da natureza. Foi bastante importante para mim porque eu não conhecia algumas coisas que podem ajudar a preservar o meio ambiente. Agora posso ajudar meus pais e meus colegas a cuidar do planeta” disse a estudante.

Para o diretor da Escola José de Freitas, Adalto Pinto, a parceria entre a Sedam e outros órgão ambientais, é importante para o desenvolvimento de projetos que trazem reflexão sobre as causas e os efeitos da degradação ambiental, possibilitando que os alunos tenham uma aprendizagem mais eficaz através de atitudes que busquem a sustentabilidade e a preservação ao meio em que vivem. “Esta oficina é importante para as crianças que residem no assentamento Joana D’Arc, e para outros alunos das escolas municipais e estaduais de Porto Velho. Isso é importante para a formação do caráter da criança, da formação de valores e cidadania. Agradecemos o incentivo, e em um futuro próximo, acreditamos que outras oficinas possam ser realizadas” declarou o diretor.

A iniciativa também faz parte das ações de prevenção ao combate e incêndio, celebrado entre o Governo de Rondônia e o Batalhão da Polícia Ambiental do Estado de Rondônia (BPA), que tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação da fauna e flora. O cabo do BPA, Jeferson Silva, ressaltou a alegria e o entusiasmo das crianças com as oficinas e os materiais apresentados sobre a educação ambiental “Nosso propósito é mostrar ações alternativas contra as queimadas em se tratando das crianças. Este é um caminho viável para que possamos educar as pessoas a ser consciente sobre os cuidados com o meio ambiente”, declarou o cb Jeferson.

Durante a oficina as crianças tiveram a oportunidade de praticar primeiro socorros e outras ações de segurança

Trabalhando este tema, Bombeiros Civis também estão explorando as matérias educativas através de palestras, workshops, atividades e brincadeiras que fazem alusão à proteção do planeta. O objetivo traçado para estas atividade foi para refletir sobre a importância da floresta e proporcionar a expressão de valores sobre o meio ambiente.

A bombeira civil, Carla Teles lembrou que “O trabalho junto aos órgãos de proteção ambiental, também é educar as crianças para que possam proteger o meio ambiente, com ações pequenas. É através das atividades de recreação e educativas que mostramos como é importante ser consciente com os problemas ambientais”, frisou.

Entre os parceiros do projeto, esteve presente na ação a equipe do Programa Ecos do Madeira; Prev Fogo Rondônia e servidores da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam.

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Dione Subtil